Guarnicê Produções
A Guarnicê Produções existe desde 1984, quando realizou seu primeiro filme, o curta-metragem experimental, “The Best Friend, O Amigão”, que ganhou os prêmios de melhor filme do júri técnico e melhor filme do júri popular na 8ª Semana de Cinema e Vídeo da Universidade Federal do Maranhão.
Em 2008 realizou “Pelo Ouvido”, curta-metragem que foi selecionado para mais de cento e trinta festivais de cinema no Brasil e no exterior, entre eles o festival de Palm Springs International Short Film Festival, o 12º Los Angeles Latino International Film Festival, do 17th Annual St. Louis International Film Festival, do 34º Festival de Cine Iberoamericano de Huelva; do Festival des Films du Mond no Canadá, e do 30º Festival Internacional del Nuevo Cine Latinoamericano de Cuba.
“Pelo Ouvido” ganhou vinte e oito prêmios, entre eles o de melhor filme no 17º Concurso Iberoamericano de Cortometrajes de Cartagena, na Colômbia, de melhor filme internacional no FirstGlance Film Festival Philadelphia 11, de melhor direção no Boston International Film Festival e no 31º Festival Guarnicê de Cinema saiu com os prêmios de melhor filme do júri popular e de melhor atriz para Amanda Acosta.
Desde então a Guarnicê não parou mais de produzir, acumulando em seu portfólio mais de 200 obras entre curtas, médias, longas e séries, nos gêneros de animação, documentário e ficção, o que a fez ser uma das maiores, mais importantes e mais bem pontuadas produtoras audiovisuais da Região CONNE e do Brasil.
Saiba mais
Algumas de suas obras: “Na asa do Vento (telefilme que enfoca o processo migratório maranhense); “Redenção” (curta-metragem criado por Neville D’Almeida e Joaquim Haickel); “Upaon-açu, Saint Louis, São Luís” (animação que narra a fundação da cidade de São Luís); “A Pedra e a Palavra” (longa-metragem documental sobre a vida e a obra do Padre António Vieira, vencedor de três prêmios em festivais de Portugal); Celso Antônio Brasileiro (longa-metragem sobre a vida e a obra do maior escultor maranhense); “Moradas e memórias” (telefilme que apresenta os mais importantes prédios históricos de São Luís, e a história de seus proprietários”; “Manufatura Fashion” (série documental em 8 episódios sobre moda alternativa que será exibido em 2020 no canal Fashion TV, no brasil e no exterior); “A Pedra e a Palavra” (Série documental, em 10 episódios sobre a vida e a obra do Padre António Vieira, que será exibido pela Box Prime e pela RTP Internacional de Portugal); “Tire 5 cartas”, comédia de costumes estrelada por Lilia Cabral, Stepan Necerssian e grande elenco, será lançado em 2023.
A Guarnicê Produções é também coprodutora de “A lista”, “O pai da Rita”, “A órbita da água”, dos filmes da série “Mulek té doido” e “Curupira”, entre outros.
A Guarnicê juntamente com outras vinte empresas, faz parte do Polo de Cinema do Maranhão, voltado para o fortalecimento da indústria audiovisual no estado e é uma das fundadoras do SIAMA, Sindicato da Indústria Audiovisual do Maranhão.
Joaquim Haickel
Nascido em São Luís do Maranhão em dezembro de 1959, Joaquim Haickel é advogado, escritor, jornalista, cineasta, empresário e político.
Eleito deputado estadual em 1982, foi o mais jovem parlamentar brasileiro naquela legislatura, quando ainda estudava na UFMA, onde em 1985 formou-se em Direito.
Como Deputado Federal Constituinte, participou da Comissão de Direitos e Garantias Individuais, onde foi relator discordante do projeto de pena de morte. Voltou ao parlamento estadual e foi autor das leis de incentivo à cultura e ao esporte do Maranhão.
Membro das Academias Maranhense e Imperatrizense de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão, é autor de 12 livros de contos, crônicas e poemas.
Joaquim criou a Guarnicê Produções em 1984, ao realizar o seu primeiro filme. É roteirista, produtor e diretor de cinema, tendo em seu portifólio mais de 200 obras entre curtas, médias e longas metragens, nos gêneros de animação, documentário e ficção, muitos deles premiados em festivais nacionais e internacionais de cinema.
Dirige o MAVAM, Museu da Memória Audiovisual do Maranhão, que tem como objetivo pesquisar, catalogar, armazenar, produzir e disponibilizar a memória cultural do Maranhão e de sua gente, entidade que abriga o Polo de Cinema do Maranhão, embrião do SIAMA, Sindicato da Indústria Audiovisual do Maranhão, do qual Joaquim é um dos fundadores.
Parceiros
Joaquim Haickel sempre soube que o trabalho audiovisual não existe sem a participação de um grande número e uma grande variedade de profissionais de diversas áreas para a realização de uma obra, e sempre procurou se cercar dos melhores em cada uma dessas áreas.
Assim sendo a Guarnicê Produções realizou obras onde contou com a participação de João Ubaldo de Moraes, Joan Carlos Santos, Beto Matuck, Arturo Saboia, Sheury Manu, Francisco Colombo, Beto e Nádia Nicácio, Fernando Baima, Mavi Simão, Erlanes Duarte, Fred Machado e Christian Delon, apenas para citar alguns do Maranhão.
Nas parcerias de nível nacional, Joaquim e a Guarnicê trabalharam com Elisa Tolomelli, Lilia Cabral, Coi Belluzzo, Neville D’ Almeida, Joel Zito Araújo, Sergio Martinelli, Diego Freitas e Erik de Castro.
No âmbito internacional sua única experiencia foi com o Cine Clube de Avanca, através do cineasta António Valente e do professor e pesquisador António de Abreu Freire.
Contato
Guarnicê Produções – Joaquim Haickel
Telefones: 98 – 999744799 / 981219868
E-mail: jnhaickel@hotmail.com